O que eu não aprendi com Bháskara

Atualizado: 1 de set. de 2021

Para que serve afinal de contas Bháskara?

Talvez esse seja uma das perguntas que sempre são repetidas ao longo das décadas, mas para que de fato eu vou usar isso? Qual é a razão de eu ter que saber isso? E uma resposta que pode ser comum é "Vai cair na prova!"

Dali você engole e decora, ou "aprende". E aqui pode ser uma oportunidade para você: Você ainda não sabe sabe o que fazer com ela? Esse é o ponto:

Esse é um modelo matemático para chegar a um resultado!

Esqueça agora o Bháskara, pense na fórmula para calcular força de um objeto em movimento (Força = massa * aceleração), certo? É outro modelo matemático e são "N" as combinações de modelos. O mundo real requer que você faça a escolha das melhores ferramentas para ser assertivo na resolução.

E aqui está a mágica, não é fórmula, é a decisão de qual usar e como usar. Você precisa construir o formato, escolher a ferramenta, e pensar de forma lógica qual é o método, o motivo da escolha, e demonstrar como é funcional. É assim que o mercado funciona, é isso que não deixaram claro na escola, na universidade, ou na sociedade. MAS ela te cobra para agir assim.

Leia o que não está escrito, o que está nas entrelinhas, no aprendizado!