Search

Erro inédito

Updated: Jun 22

Aprender também faz parte errar, tirar uma nota baixa, se frustrar. Até pouco tempo eu apenas dizia que o que importava mais era o que você iria fazer após errar e isso iria ditar o seu futuro e o seu sucesso.


O fato foi que depois de alguns meses eu descobri que, na verdade, o que vale de verdade é o conceito do "Erro inédito", confesso que não me lembro de ter aprendido isso em algum lugar ou ter lido em algum livro, talvez mais próximo ao qual me deu essa luz estava com uma certa alusão no livro "Mindset". Além disso, recomendo a leitura.


O conceito do erro inédito está conectado a aprender com suas falhas para você poder desenhar o caminho do sucesso. Em suma, aprender com o que deu errado para você tomar as lições como aprendizados e criar soluções, opções e até mesmo desenvolver métodos novos.



Tal linha de pensamento pode e consegue ser aplicada em várias coisas ao dia a dia. Desde uma decisão de caminho em direção ao trabalho ou a escola de seus filhos, ou ainda do prato preparado para o jantar. Mais sal, ou menos sal. Virar uma rua antes, ou sair 5 minutos antes.


Ou podem ser itens mais complexos, ou desafios de trabalho. Thomas Edson antes de chegar a versão de lâmpada que funcionava, descobriu algumas vezes como não fazer, Santos Dummont falhou em voar algumas vezes e de cada voo sem sucesso identificou os pontos que precisava ajustar. Pilotos e engenheiros da Fórmula 1 identificam pontos de melhoria a cada teste, treino e corrida.


A maior armadilha da vida é dar certo na primeira tentativa, isso infla o ego e a autoafirmação e por consequência reduz sua capacidade de lidar com as falhas. A falha é um ponto MUITO importante, você precisa aprender a corrigir cada uma delas para serem chamadas "ERROS INÉDITOS", o seja, sob as mesmas características e situação, o resultado não sofrerá da mesma deficiência.


Permita-se errar, permita-se aprender.

21 views0 comments

Recent Posts

See All