Especialistas da Superficialidade
top of page

Especialistas da Superficialidade

A mudança promovida pela digitalização [e aqui não gostaria de me limitar a "era pandêmica", mas sim das mudanças promovidas com o advento da tecnologia e disseminação e massa de informações] movimentou a forma com que agimos e há um comportamento social, que está levando a sociedade na totalidade para um caminho que seja talvez arriscado.


Se ainda parece estranho, estamos cada vez mais conectados. O IoT (The Internet of Things) ou em tradução "Internet das Coisas" está cada vez mais inserido no nosso dia a dia, hoje remotamente você consegue:


Atender o portão da sua casa

Abrir o portão da sua casa

Acender e Apagar lâmpadas

Ligar e desligar equipamentos (amo fazer isso com o ar-condicionado!)

Você pode inclusive criar automações ao pôr do sol, ligar as luminárias do jardim.

Irrigar o jardim 2 vezes por semana às 10 h.


Eu poderia continuar a lista de coisas que você pode fazer em casa com investimentos cada vez mais acessíveis, mas tal tema eu gostaria de deixar para o próximo post. Fato anexado a esse é:


Estamos nos tornando especialistas em superficialidade.

CUIDADO, você pode já ser um ou arriscar se tornar. Em nossas redes sociais recebemos uma série de informações, notícias, compartilhamentos e muitos outros. E NÃO DÁ PARA ABSORVER TUDO na profundidade que faríamos a alguns anos, lemos a chamada, alguns parágrafos, algumas vezes checamos a fonte, e pronto! Aprendido sobre o tema.



Minutos, horas, dias ou semanas há a incorporação de um sentimento indireto ao qual nos faz pensar já sabemos sobre aquele tema e nos sentimos aptos a discutir sobre no churrasco de família, com os amigos, na escola, na faculdade ou ainda na empresa. Sem um conhecimento de causa, talvez no nível necessário, mas partindo do ponto em que você é a primeira pessoa a ter o acesso, recebe atenção e o título de quem conhece do que fala, sem talvez ter certeza concreta do que é.


Está tudo bem admitirmos que não sabemos, esse é o primeiro passo para o aprendizado legítimo.

Aprender é mais do que só ter lido algo, acessado algo, ou ter visto em um "Story", "Feed" ou "Twitter" (e que me perdoem as dancinhas). Há por trás de tudo algoritmos que fazem com que você invista 30s por informações. Resolver, analisar ou criar os próximos passos após entender que isso não é o que você espera pode ser um pouco mais complexo.


A dica que gostaria de adicionar aqui é: "Tudo sempre tem ao menos mais um lado". Portando, leia sobre duas perspectivas diferentes, assim você ao menos saberá o argumento ou a construção sob o outro ponto de vista.


Aliás, especialistas em Política, Mercado Financeiro, Futebol, Desenvolvimento Sustentável, ESG, Startup, NFTs, Criptomoedas são criados aos montes a qualquer movimento de "hype".

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page