Search

Não me ensinaram a Pensar

O título pode parecer até estranho no primeiro momento, mas talvez você concorde ao longo dos próximos parágrafos.

E não, você não precisa concordar com isso!

As vezes, pode ser difícil comparar e pesar o que deve ser ensinado em casa e o que deve ser ensinado na escola, apesar de eu mesmo ter uma opinião bem formada. Mas talvez seja um papo para outro artigo, talvez. Mas o que há de se concordar aqui é que a escola não formam as pessoas para a vida.


Aprendi, e até hoje sei a tal fórmula de Bháskara, e também sobre a lei que me diz que a Força = massa* aceleração, ou ainda, que toda Ação gera uma Reação. E nessa última gostaria de contar algumas coisas que não te contaram. A ação de gastar, gera a reação de pagar, a ação de beber bebidas alcoólicas gera a reação chamada ressaca. A ação de investir e pensar no futuro gerará a reação de conquistas.



Podemos ficar horas discutindo sobre governos, revolução francesa, mitose ou meiose. E você sairá e terá problemas financeiros. Mas sem delongas aqui vão algumas dicas:





  1. Se você tem menos de 20 anos, pense realmente se você sabe usar a função crédito do seu cartão, tenha certeza do que está fazendo.

  2. Separe uma parte de tudo o que você ganha e encontre um lugar que você possa guardar, não no colchão, algo que faça render mais que a inflação e seja difícil de tirar.

  3. Se pague primeiro, e depois as contas. Guarde, e depois ajude os outros a guardar.

  4. Comprar coisas é extremamente prazeroso, mas o efeito da depreciação pode ser desgostoso. Como diria os saudosos engenheiros do Hawaii "Obsolecência Programada"

  5. Dizem que "o mundo é dos espertos", mas a consistência é o que te fará ir mais longe, nem muito rápido, nem muito devagar, planeje, e execute cada coisa no seu tempo.

  6. Por falar em planejar, PLANEJE! Invista pensando, e olhando as alternativas, junte todos os planos e guarde nas mangas as opções.

  7. O efeito dos juros compostos podem ser devastadores para o bem ou para o mal, escolha como você quer usar eles.

  8. Não existe fórmula mágica, e nem o caminho perfeito! Desenhe o seu!

  9. A única certeza é a mudança, vamos mudar. Não sabemos para onde, e nem o que vamos enfrentar.

  10. Por fim, e antes de terminar. Alguns comportamentos são cíclicos. Estações, Muita Chuva/Pouca Chuva, Alta nos Juros, Baixa dos Juros, Crise Financeira, Abundância Financeira, escolha os momentos certos para aproveitar as oportunidades. Para ser mais simples, compre ventilador no inverno e aquecedor no verão. Vai te economizar tempo e dinheiro.

Isso tudo é um pouco da realidade, e você não leu isso em um livro do ensino fundamental, e nem mesmo do médio, às vezes quem sabe viram algo em alguma matéria na faculdade. Mas cabe lembrar que questões tradicionais de física, consideram fatores pré-determinados aos quais um engenheiro, não vai ter ao construir uma casa, e um analista financeiro não conseguirá prever a taxa de juros.


Aprender a pensar, está em experimentar, sentir a dor ou a alegria. Você com mais de 30 anos, provavelmente passou por cada um dos 10 itens e lembrou de alguma situação, de algo que não deu tão certo, e poderia ter dado ainda mais errado.


Se um dia fosse ensinado a "como pensar", algumas decisões teriam ocorrido de uma forma, não é mesmo? O fato não é aprender Bháskara, Newton, Teoria da Evolução, no fim é saber qual método, fórmula, teoria você precisa usar, pensar em cada etapa e a cada dia, ler a situação e entender o que precisa ser feito, é um hábito que levamos muitos anos para construir, e encerramos nosso ciclo de vida sem ter alcançado.

81 views0 comments

Recent Posts

See All