Search

O que de fato é aprender?

Podemos somar anos de escola, anos de estudo e muito provavelmente durante toda essa jornada você deve ter se perguntado:


"Onde é que um dia eu vou usar isso?"

Pois bem, eu me lembro bem o dia em que eu fiz isso. Perguntei-me para o que funcionaria o tal da soma do quadrado dos catetos é igual o quadrado da hipotenusa [e por eu ter tido a oportunidade ou muitos vão chamar de sorte (apesar que a sequência de fatos me levarem a acreditar na sorte às vezes)], pois bem, alguém já deveria ter perguntado aquilo para aquela professora, e lá fomos nós resolvermos um problema da vida real, fomos escolher uma árvore e calcular sua altura. Obviamente uma fita métrica não resolveria, era grande demais para tal. Outrora fomos calcular as latas de tintas necessárias para a pintura da quadra. Enfim, várias fórmulas que carrego comigo, pois volta e meia, preciso saber em uma reforma.



O fato é que aprender não é assistir, não é ler, não é escutar (ou ouvir), o processo do aprendizado envolve colocar a mão à massa, e executar uma atividade, errar na primeira, na segunda, e quem sabe já acertar na terceira. Ou ainda, após adquirir o aprendizado sobre tal assunto, concluir na primeira execução.


Como diz o grande Mário Sérgio Cortella, o otimismo dá trabalho. Para se aprender algo precisa se acreditar que pode fazer e se por aprova ao executar, se arriscar a fazer algo do desconhecido mesmo sabendo que suas chances são baixas, ou mesmo que alta há um risco de dar errado. MAS você tem que fazer!


A sensação daquele que tenta, falha, é muito mais satisfatória daquele que para e espera a falha a acontecer, seu corpo e sua mente são programados para esperar a falha, pois é comodo e protege seu corpo de uma descarga de pensamentos negativos que vêm da falha. Isto também lhe protegerá do julgamento alheio, MAS não lhe protegerá da sensação de horas, dias, meses ou anos depois de não ter ao menos tentado e ver o resultado que poderia ter obtido enquanto assiste aos outros que tentaram aproveitando do êxito que você poderia ter tido.


Aprender é mais que estudar, é FAZER.

7 views0 comments

Recent Posts

See All