Olhando pelo lado não tão certo!

Olhando pelo lado não tão certo!

Comecei escrevendo esse post com o título "Olhando pelo lado errado!" apaguei e mudei, até porque eu comecei olhando pelo que podemos chamar pelo lado não tão certo.

Veja que isso não é fácil, e nem algo que você insere no seu dia a dia e seja permanentemente prática inicial das suas definições ou ações, e sinceramente não fiz de propósito.

O fato é que nem sempre olhamos a causa raiz do problema e focamos em resolver as causas satélites. Acumulamos com a idade dores musculares, mas continuamos sentando incorretamente, sempre entramos em uma dívida, mas nunca paramos para organizar a vida financeira.

Reclamamos que não conseguimos fazer algo, mas continuamos fazendo tudo da mesma forma. É até clichê máximo a citação "Não iremos obter resultados diferentes fazendo da mesma maneira". Por isso, o olhar, pode não estar tão certo. Mas ao contrário do que dizem não é que esteja completamente errado.

Os pontos de vista do tal copo:

Afirmação 1: O copo não está cheio!

Afirmação 2: O copo está meio cheio!

Afirmação 3: O copo está quase cheio!

Afirmação 4: O copo tem mais um espaço!

Sem viés otimista ou pessimista, qual afirmação está correta?

Sabe qual é a verdade?

Todas estão corretas, todas são formas de ler a mesma situação.

Mas o que elas possuem em comum?

Água e um Copo (possivelmente de vidro)

Qual é o problema a resolver?

Precisamos adicionar mais água, ou esvaziá-lo.

Logo, qual é a raiz que precisamos trabalhar?

Um meio de adicionar mais água ou então de consumi-la e a falta de um ou de outro pode ser de fato o problema raiz. E não como eu vejo o conteúdo do copo.

Até estudamos na escola como achar o MDC (Mínimo Denominador Comum) e ir extraindo número a número até encontrar o menor fator comum a dois outros, e o que acabamos de fazer foi muito semelhante. Mas certamente, não te ensinaram a aplicar alguns conceitos a vida prática. E o "para quê vou usar isso?" Talvez seja a pergunta não tão certa que fizemos na escola, talvez ela fosse algo mais próximo de "Como vou usar isso?"

Por fim, antes de encerrar gostaria de lembrar, que 01 + 09 perfazem 10, assim como:

02 + 08 = 10

03 + 07 = 10

04 + 06 = 10

05 + 05 = 10

06 + 04 = 10

07 + 03 = 10

08 + 02 = 10

09 + 01 = 10

E todas seriam respostas certas para a pergunta: "Quais dois números naturais inteiros que se somados tem como resultado 10?"

Nem sempre temos a resposta certa para tudo, mas sempre há várias maneiras de obter a resposta. Talvez o lado que olhamos não esteja tão certo.