Aquilo que não está escrito
top of page

Aquilo que não está escrito

Provavelmente os conceitos que você aprendeu (seus pais e muito provavelmente seus filhos também) na escola serão os mesmos, baseados em métodos semelhantes e repetitivos, com o objetivo muitas vezes em "decorar" apesar da grande massa repetir a regra que você precisa aprender e pensar por si próprio.

Aprender a pensar e enfrentar as dificuldades do dia a dia da vida adulta deveria ser o foco e o objetivo, o sistema educacional brasileiro tem um foco por vezes em cumprir um cronograma, e quando falamos do meio privado de ensino, tem um foco ainda mais direcional na aprovação do vestibular.

Vencida a etapa da formação tida como básica, começam os desafios. Como gerenciar os custos de um ensino superior, se você tiver sorte, em uma universidade pública, morar em uma república, participar de festas, enfrentar algumas noites de balada e no dia seguinte fazer a prova do semestre.


Pode parecer a utopia, mas mesmo considerado o melhor cenário, não é fácil ingressar no mercado trabalho, e conseguir "ganhar" dinheiro. Tudo isso dá trabalho, exige muito, a segregação da sociedade é muito forte!


Meu resumo e meu primeiro artigo nesta iniciativa que carinhosamente apelidei de "INspire", é eu tive sorte! Meus pais não tinham e ainda não tem grandes recursos ou ensino. Eu tive a minha sorte, mas aquela sorte que você não ganha na Loteria Federal da chamada "Mega da Virada", estive mais para um lotofácil que dá uns 10% da Mega.


Acreditei a minha vida toda que a meritocracia era a chave do sucesso, e você era aquilo que fazia, eu pensava isso enquanto eu investia cerca de 4 hrs de deslocamento para a faculdade, entre o estágio e a faculdade. Eu precisava daquilo para evoluir, foram noites sem dormir e trabalhando como DJ, enquanto eu me formava na área de TI. E pensava, um dia eles dirão que eu tive sorte.


Hoje eu digo que eu mesmo digo que eu tive sorte, consegui construir uma rede e mais importante que isso, eu aprendi a influenciar, a pensar, a ler o que não estava escrito, questionar, ouvir um questionamento, a ouvir mais e opinar quando oportuno.

Isso tudo eu contei, e escrevi aqui, pois não está nos livros, no sistema de ensino, e às vezes nem nossos pais conseguem nos contar. Talvez você veja algum "youtuber" falando algo parecido o que acabei de dizer. Mas no "arrasta pra cima", você vai ter que comprar um curso.


Em suma, a sorte não é para todos, e espero que eu possa contar para vocês as fórmulas da sorte.



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page