Obsolescência programada
top of page

Obsolescência programada

Um pedaço da canção escrita por Humberto Gessinger (pode ler como Engenheiros do Hawai) em sua melodia 3ª do Plural, temos o seguinte trecho:


"Corrida contra o relógio Silicone contra a gravidade Dedo no gatilho, velocidade Quem mente antes diz a verdade
Satisfação garantida Obsolescência programada Eles ganham a corrida Antes mesmo da largada"

As palavras da obsolescência programada sempre me ressoaram ao longo dos anos, ainda mais por ter escolhido ou ser escolhido pela tecnologia. O principal frase era, é uma área desafiadora "Você tem que se manter sempre atualizado". Além das máquinas com sua obsolescência programada, nós também implantamos tal chip ao migrar para a área de tecnologia.


Assim como os sistemas e equipamentos, nossos conhecimentos parecem ser programados indiretamente para não valer mais, ou se tornar inviáveis de aplicação no dia a dia. Evitei até o último post a comentar sobre a Inteligência Artificial (até por que só se fala disso e está chato). Não acredito que não o seja relevante, mas sem conhecimento de causa ou de modinha (vide Hype) tenho visto a proliferação dos "Especialistas da Superficialidade" e que não compreendem a extensão da mudança e transformação da sociedade.



Feito o devido parentese e retornando ao tema central, a Tecnologia está sendo embarcada em cada dispositivo [Recomendo aqui o estudo sobre a Computação Ubíqua] e isso faz com que antigamente era o departamento de TI que estava antes responsável por dispositivos, passe a ser membro das decisões estratégicas e puxe a inovação.


Se ainda não fez sentido para você, a máquina de lavar se conecta ao Wifi, e te notifica quando o ciclo de lavagem encerrou, nível de sabão, entre milhares de outras possibilidades, uma fábrica de máquinas de lavar, não vende mais só uma máquina pura e simples com um motor. Ela passa a ter tecnologia embarcada, que é o diferencial do modelo, ou da concorrência. Aqui eu poderia apelar e comentar sobre carros autônomos e movidos a eletricidade, mas não a máquina está na sua casa, e o carro ainda não.


Veja a complexidade, o que uma pessoa de tecnologia entende sobre o processo de lavagem de roupas, evitar manchas, economia de água e energia, esg, SEGURANÇA de IoT e tantos outros cenários. Além disso, com tudo conectado e com recursos de banda, conexão, distância como que desenvolvemos um software que seja leve, simples, e que não aumente o consumo de energia, processamento.


Fato é que a atualização do profissional de TI, é constante, imparável e MUTÁVEL! Pois é, difícil né. Antes que isso se torne um post baseado em lamentações, buscarei a reflexão. Essa combinação de fatores contribui diretamente ao esgotamento. A corrida não é por aprender algo novo, e sim por aprender por algo que não existe e cercado por uma exigência constante de uma atualização que não se sabe em quê.


O mercado que antes se transformara a cada 5 anos, em 6 meses assistimos ao ChatGPT, BARD, e tantos outros que existem em proporções menores e outras que existirão. O mercado busca se transformar de forma que não se tem um padrão definido, ou resposta pronta, o que se pode afirmar até aqui é que a tecnologia está, agora, no centro e não mais margeando as soluções. E no meio dela, talvez um profissional esgotado ou sem saber qual o próximo passo.


Engenheiros, obrigado!

"Quem são eles? Quem eles pensam que são?
Quem são eles? Quem são eles?
Vender, comprar, vedar os olhos Jogar a rede contra a parede Querem te deixar com sede Não querem te deixar pensar"
16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page